sábado, 26 de março de 2011

Relatório da Ponte de macarrão

 Iniciação Tecnológica
         Ponte de macarrão







1) Objetivo do trabalho:
Construir uma ponte de macarrão espaguete de número 8, com o uso do próprio, e outros materiais como por exemplo a cola. A ponte de macarrão tem o objetivo de fazer com que todos trabalhem em grupo, o que é fundamental no trabalho. E também cumprir a prova mínima (caixa). E o mais importante de tudo: aprender. Com o nosso próprio esforço, conseguimos entender melhor os conceitos de física no projeto da nossa ponte e construímos uma ponte de macarrão.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Último dia de treinamento

Estamos a apenas um dia da competição. Bianca e Hellen, integrantes do grupo dois, treinaram mais uma vez a ponte de macarrão.
Estarão presentes no dia da competição construindo a ponte, e os outros integrantes serão responsáveis por algumas tarefas que já foram combinadas.




Nossa décima ponte:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Atividade no Laboratório

Resultado
1) 500
2) 580
3) 250
4) 300
5) 430
6) 500
7) 550


Respostas do Laboratório:
Manuscritos de Físicos
























Jonhannes Kepler


Richard Feynnam

Atividade 1

Ponte de macarrão
• Quantas pontes teu grupo fez?
9 pontes.
• Quantos elementos do grupo estarão presentes no sábado?
4.
• Você testou sua ponte?
Sim.
• Qual o melhor fator conseguido?
-
Essa questão foi alterada no dia (26/03/2011), pois fizemos uma nova ponte e testamos nossa ponte. Não temos o peso da ponte construída antes da competição, mais temos o peso suportado por ela de: 850 gramas.

sábado, 19 de março de 2011

Dificuldade na ponte de macarrão

A dificuldade que encontramos na ponte, foi em termos do macarrão utilizado. Em nosso primeiro dia de treinamento, compramos um macarrão de marca não muito conheçida, e no outro dia compramos um macarrão mais utilizado. Notamos muito a diferença de um para o outro. É mais fácil trabalhar com o macarrão conheçido. Fora isso, não tivemos dificuldades em nossa ponte.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Treinamentos para a ponte de macarrão

Estamos á 8 dias da competição e agora mais do que nunca estamos nos reunindo mais vezes para melhorarmos nossa prática. 
Fizemos em média de 6 vezes nossa ponte.
Cronometramos o trabalho todinho, desde anotações, até a finalização total da ponte. E o tempo foi de: 45 minutos.
A cada vez que repetimos a ponte, esse tempo foi diminuindo.
A última ponte que fizemos foi hoje (18/O3/2O11). Treinamos em média de 2 horas.
Ainda teremos outros encontros de grupos semana que vem para melhorarmos ainda mais para o grande dia da competição.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Ponte de macarrão

Como a nossa primeira competição é a ponte de macarrão, estivemos procurando um pouco mais sobre essa atividade. Acabamos achando imagens (lado esquerdo) de pontes grandes, que chamaram muito a nossa atenção. Já estamos treinando para a competição. Nosso grupo se reúne semanalmente para termos a prática no dia e mostrarmos o melhor de nós.
Saiba mais

quinta-feira, 3 de março de 2011

Equilíbrio

Hoje (O3/O3) foi realizada a competição sobre: equilíbrio.
Objetivo: Achar o ponto de equilíbrio do objeto.

Cada grupo levou um objeto para ser equilibrado segurando um lápis pela sua ponta, com apenas dois dedos e mais um auxiliando. Nosso grupo levou uma garrafa plástica. Um representante do nosso grupo sorteou o grupo 6, que conseguiram equilibrar nosso objeto. Logo após, nosso representante teve de equilibrar o mesmo. Nosso grupo ganhou 100 pontos por conseguir equilibrar o própio objeto. O grupo sorteado aumentou 300 pontos em seu placar. Caso nosso grupo não conseguisse equilibrar o próprio objeto, perderíamos 300 pontos. Nosso grupo foi sorteado pelo grupo 4, e conseguimos equilibrar seu objeto. Isso fez com que nosso placar aumentasse mais 300 pontos. Essa atividade alterou o placar da última aula. Após a realização da competição, o professor iniciou os exercícios, onde cada grupo poderia apostar suas respostas de 0 á 150 pontos. Com esses exercícios, de 475 nosso placar subiu para 625 pontos.