quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atividade no Laboratório (Foguetes)


1) Em cada um dos casos existe problemas com relação as nossas
regras. Descreva o que está de errado em cada foguete.
(100 Pontos para cada erro achado)

Foguete 1 - Este lançamento como podemos ver,está inclinado e pode causar acidentes 

Foguete 2 - Nesse caso o que está errado é um lançamento muito proximo a base.

Foguete 3 - O foguete é construído com canos, o que aumenta a pressão e isso pode causar sérios problemas. E também podemos observar na imagem a presença de várias crianças, muito próximas ao foguete. Esse cara é na certa um irresponsável. 

Foguete 4

2) Na primeira foto o que podemos observar de diferente em

comparação com o modelo mostrado em sala de aula? 
Qual sua opinião em relação aos dois modelos?
(200 Pontos)
Foguete 5 - É utilizado um bico diferente do que podemos observar em sala de aula. E achamos muito ruim. O paraquedas é bom.
3) O Paraquedas que você pretende utilizar segue o modelo da foto?
Se não como será realizado? (100 Pontos)
Sim, o nosso paraquedas foi feito com saco plástico de lixo, e aparentemente está bem parecido com o nosso.

4) O que é centro de pressão? (100 Pontos)
O Centro de Pressão (CP) é o ponto onde age a resultante das forças aerodinâmicas e o momento de arfagem é nulo. O Centro de Pressão muda de posição conforme variamos o ângulo de ataque, caminhando para o  bordo de ataque quando o ângulo é aumentado.


5) Quem inventou o foguete (caso geral - não o foguete a água)? Em que ano e onde isso aconteceu? (100 Pontos)
Robert Hutchings Goddard


E o primeiro vôo de foguete propelido a combustível líquido (gasolina e oxigênio), lançado em 16 de março de 1926, em Auburn, MassachusettsEUA.

6)
Deve escrever sua opinião sobre o trabalho do foguete até o momento.
 (200 Pontos)
(Somente 3 alunos presentes no laboratório)
Bianca Saito: Estamos indo muito bem até então, já fizemos um foguete, e logo após a construção do mesmo, fizemos alguns ajustes em nossa base, para que tenhamos melhores resultados com o nosso foguete.  Em minha opinião estamos trabalhando adequadamente em grupo, com funções distribuídas para cada integrante, todos nós estamos cooperando, e fazendo cada um sua parte. E isso mostra um diferencial da primeira competição, que não estávamos tão organizados como o de agora. 
Hellen Hohana: Nossa base teve um excelente resultado, porém tivemos que remontá-la por alguns defeitos depois dos lançamentos. Nosso grupo está indo muito bem mediante ao que nós achavamos ao principio do trabalho.
Gabriel Cinti: Na minha opinião este é um trabalho que requer no minimo alguns conhecimentos fisicos como pressão e temperatura que pode até ser relacionada com nossa materia atual que pode ser relacionado com a materia atual.é trabalhoso porem divertido.

Relatório do Foguete a Água


1) Descrição do Projeto (passo a passo) da base, do foguete e do paraquedas.
Os materiais utilizados para o nosso projeto foram:
Cano T, Mangueira de chuveirinho, Mangueira normal, madeira para a base, saco plástico de lixo preto, pino de bicicleta, bomba usada para encher pneu.

Aqui segue o vídeo que tivemos como referência para fazer o paraquedas: 
(Após seguir as respectivas etapas, fizemos um pequeno buraquinho em cada ponto do paraquedas, por onde passa o barbante, e por fim retocamos colocando fita isolante em cada ponto do paraquedas).

2) Tabelar número de testes realizados e desempenho do foguete em cada um deles.
1º Dia  Fizemos 3 lançamentos em nosso primeiro dia de teste. Não tivemos sucesso, pois o paraquedas não estava abrindo.
2º Dia  Fizemos mais alguns lançamentos, e apenas dois deles foram bem sucedidos. Com menos de 6 segundos em média no ar.
Os próximos testes, nenhum deles passaram de 6 segundos. E tivemos os problemas de o paraquedas não abrir em alguns lançamentos.
Último Dia  Em nosso último dia de lançamento, que foi na mesma semana da competição, o nosso foguete ficou 12 segundos no ar. Nesse dia fizemos apenas um lançamento, para não desgastas o material. (Mesmo tendo materiais reservas)


3) Descrever Problemas Ocorridos e Soluções Propostas.
Tivemos vários problemas com a nossa base.  Tivemos que inventar 3 tipos de bases diferentes, para termos um bom resultado. 

1ª Base: O tamanho da madeira não estava nada proporcional ao foguete. E isso acarretou alguns problemas no lançamento.
2ª Base: Cerramos um pouco a madeira, com o objetivo de deixá-la proporcional ao tamanho do nosso foguete, e dos canos que foram utilizados. Ainda faltava alguns ajustes. 
3ª Base: Trocamos totalmente todos os materias que antes tínhamos usado. E podemos concluir o nosso trabalho, e obter uma média de 12 segundos.



4) Cálculo da Força realizada sobre o Foguete.
 Em nossos testes, a pressão que foi aplica na medida chamada Bar, mas o professor Maurício alertou a sala que a pressão deveria ser calculada na medida N/m² ou na medida Pascal, assim, levando em conta que em nossos testes usamos em média a pressão de 6 Bar, alterando para N/m², chegamos ao valor de 600000 N/m² . Como o comprimento da garrafa pet foi medido em 19 cm, o raio chega a ser 3 centímetros, aproxinadamente, assim a área obtém 28,8 centímetros, aproximadamente. O comprimento da garrafinha é de 19 cm, enquanto o raio é de aproximadamente 3 cm. Portanto, a área é aproximadamente 28,7 cm². Com todos os dados podemos realizar o calculo da força realizada sobre o foguete:
P = F/A => P • A = F => 600000 x 28,8 = F
F = 17280000 N
A força realizada sobre o foguete foi de 17280000 Newtons.

5) Conclusão do Trabalho.
 Com mais um trabalho realizado, podemos definitivamente concluir que só teremos sucesso se realmente todos colaboararem. Se o projeto todo for realmente feito em grupo. Todos devem colaborar, com o mínimo que seja, mas deve. Além de um divertimento, a construção de um foguete a água é um aprendizado, conheçimento. O Professor Maurício, junto com o Colégio Idesa, nos proporcionam com essas competições que são feitas á cada trimestre, uma chance única, portanto, iremos nos empenhar para melhorar nosso grupo.

Relatório do Foguete a Água


1) Descreva a função de cada elemento no trabalho do Foguete a Água.
Bianca Saito  Fez 2 paraquedas, e participou de toda a construção da base e do foguete a água.
Deborah Nataly   Fez 1 paraquedas, e também participou de toda a construção da base e do foguete a água.  
Bianca Thaís, Gabriel Cinti e Hellen Hohanna ajudaram apenas em algumas idéias para a construção da base. 

2) Descreva a situação atual do projeto. (Base, foguete e paraquedas).
 As alunas Bianca Saito (nºO4) e Deborah Nataly (nº12) iniciaram o projeto do Foguete logo no começo do mês de Junho. Começaram com algumas idéias, de como seria a base do foguete. Mas até então não haviam colocado suas idéias em prática. No dia seguinte em que o Professor Maurício deu a aula com dicas, e vídeos sobre como fazer um paraquedas, e também de como fazer uma base para os foguetes, o Grupo 2 já começou a fazer o paraquedas. Até o dia da competição, estávamos com 2 paraquedas, feitos com saco plástico de lixo. Até o dia da competição fizemos alguns lançamentos. O nosso foguete foi construído com uma garrafa de 400ml. Alguns dias anteriores ao da competição, fizemos um único lançamento, com aproximadamente 12 segundos.  Infelizmente tivemos vários problemas com o nosso foguete, problemas com a base, que tivemos de fazer muitos reparos e ajustes para chegarmos ao resultado final. Não chegamos á competir na Chácara do Colégio Idesa, devido á ausência de integrantes do nosso Grupo. O que anda atrapalhando o desempenho e a melhora de todos nós. 

3) Seu foguete usará pressão. Faça uma tabela com conversão entre as seguintes unidades: bar, psi, atm, pa.

4) Pesquise e indique a pressão que geralmente é usada nos lançamentos.
 Conforme pesquisamos, e á partir das informações que tivemos da palestra no Colégio Idesa, a pressão não pode ultrapassar 100 libras.

5) Qual o recorde da sua categoria? (Até 400 ml)
  O nosso recorde foi em nosso último lançamento. Que ficou aproximadamente 12 segundos no ar.

6) Cite 3 conceitos Físicos que estão envolvidos no trabalho do 
foguete a água.
 Dentre os conceitos fisícos ultilizados no experimento do foguete á água, podemos citar a pressão, a gravidade e a estabilidade, 
correspondentes ao centro de massa e centro de gravidade.

7) O que podemos esperar do desempenho de seu grupo 
na Iniciação Tecnológica do Foguete?
 Como todos puderam ler na pergunta 2, não tivemos um bom desempenho de certos integrantes do nosso grupo, por vários motivos não justamente justificados, e que consequentemente não podemos nem ter participado da competição. Mas para os que realmente participaram, trabalharam para um bom resultado, foi bastante útil, e interessante. Faltou mesmo a união em nosso "Grupo". Todos nós já estamos cientes dos nossos erros e falhas, e podemos dar certeza de que no Terceiro trimestre iremos realmente dar o máximo de nós, e assim poderemos dizer que realmente somos um grupo, e que iremos trabalhar todos juntos, sem exceções.